Largue na frente: importe máquinas sem impostos, surfando na onda do PL nº 2/2024

O Time Técnico-Jurídico do Grupo BASKA alerta as indústrias brasileiras de que este é o momento oportuno para começarem a planejar a aquisição de novos equipamentos. Após a aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 2/2024 pelo Senado, o governo dá um importante passo para incentivar o renascimento da indústria nacional por meio da criação do programa de depreciação acelerada para bens de capital adquiridos até 2025.

Já existe uma força-tarefa no Grupo BASKA para atuar rapidamente, orientando, planejando e executando ações nesse sentido, de modo a tornar possível zerar o imposto de importação, o PIS e a Cofins incidentes na importação de equipamentos, por meio dos instrumentos corretos de benefício fiscal.

A aceleração da depreciação é amplamente utilizada pelas principais economias mundiais, como as dos Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, e tem o potencial de estimular investimentos, gerar empregos e impulsionar o crescimento econômico, decorrentes da ampliação da capacidade produtiva e da modernização industrial. Segundo estimativas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a depreciação acelerada pode gerar um incremento de R$ 20 bilhões nos investimentos no Brasil já em 2024.

O programa de depreciação acelerada permitirá que as empresas deduzam mais rapidamente do lucro real o valor investido na compra de máquinas e equipamentos, melhorando o fluxo de caixa justamente no momento em que ocorrem os maiores gastos com investimentos. Essa antecipação das deduções, embora não reduza a tributação total acumulada ao longo dos anos, cria condições mais favoráveis para a ampliação da capacidade produtiva e o aumento da produtividade.

Diante desse cenário promissor, o Grupo BASKA coloca-se à disposição para orientar as indústrias nacionais sobre como obter os melhores benefícios fiscais e aproveitar as oportunidades geradas pelos incentivos governamentais, maximizando os ganhos com a renovação de seus parques fabris e impulsionando o tão almejado renascimento industrial brasileiro.

Contate-nos e vamos, juntos, fazer a sua empresa e o Brasil crescerem ainda mais!